segunda-feira, 4 de abril de 2011

PLANEJAMENTO FAMILIAR: DST/ AIDS

Bloco Inicial A, uma ótima dica de leitura, estamos estudando sobre planejamento famliar e DST/AIDS faz parte deste tema. Recomendo a todos , adolescentes ou não, essa leitura que ensina não só a importância da prevenção contra o virus HIV, mas também o combate a vários pré-conceitos e quebra vários tabus.




DEPOIS DAQUELA VIAGEM
Na linguagem dos jovens, a autora retrata com bom humor as farras da turma; o despertar da sexualidade, a angústia diante o vestibular e muitas outras coisas que atormentam os adolescentes.
Tudo isto seria normal se não fosse por um grande detalhe. A autora, pegou AIDS com 16 anos.
Neste livro ela retrata as mudanças em sua vida. Como a AIDS mexeu com sua cabeça e seus sentimentos.
Quando a leitura termina fica claro a sua vontade de continuar a viver.
Este livro relata a coragem desta menina de querer continuar vivendo depois da AIDS.
VALÉRIA PIASSA POLIZZI
Nascida em São Paulo, Valéria Piassa Polizzi foi infectada com o vírus HIV aos 16 anos. Aos 18, descobriu que estava doente. Aos 26, escreveu um livro contando as barras que enfrentou e a conclusão a que chegou: o importante é ser feliz e aproveitar o presente. Fez vestibular na PUC de São Paulo para jornalismo e sonhava em fazer cinema e ser artista ou cineasta. Tornou-se escritora por conta de uma tragédia pessoal.
OPINIÃO DA LEITORA
Eu acho que o livro informa os perigos de ter uma relação sexual sem camisinha, que aos 16 anos ela contraiu a doença e luta para viver com a doença . Eu gostei muito do livro e recomendo que vocês que ainda não leram para ler que é muito legal.
ANÁLISE DO CONTEXTO HISTÓRICO
O livro começa no ano de 1986 onde todos acreditavam que o vírus da AIDS só infectava homossexuais, que havia pouca informação de como evitar a doença e também havia um grande preconceito com quem era infectado pela doença. Esse preconceito hoje também é bem grande mais diminuiu pelo fato das pessoas saberem mais como não ser infectado pela doença. Na época não havia remédio para evitar que os sintomas aumentassem. Só a partir de 1990 é que inventaram o remédio para diminuir os sintomas da AIDS . E o livro termina em 1994 com a doença no mundo aumentando cada vez mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário